Paróquia São João Bosco - Ji-Paraná-RO

Município: Ji-Paraná

Endereço: Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Caixa Postal 235CEP 76 900-027

Telefone/Fax: (69) 3416-4221

Horário de Missa na comunidade matriz São João Bosco:

Segunda, terça, quarta e sexta-feira: 06h

Quinta-feira: 19h30

Sábado: 19h30

Domingo: 09h e 19h30

História da Paróquia São João Bosco

A Paróquia da Catedral São João Bosco foi fundada no ano de 1964, quando Dom João Batista Costa, depois de uma missa celebrada no palco do salão que servia também na época como salão de catequese e teatro, onde Pe. Adolpho Rohl representa suas comédias.

Vila, na época de Rony, na praça, onde havia uma quadra cheia de casas na beira do Rio, onde havia algumas casas na beira do Rio, e algumas casas na beira do rio, ao redor da mesma. Ao todo havia umas trezentas pessoas entre elas seringueiros e garimpeiros de diamante. Vários padres salesianos e complementares chegaram para evangelizar a região.

A igreja era uma Capela de madeira e em, 1966 Pe. Adolpho Rohl começou a construir os alicerces da nova Matriz São João Bosco que foi inaugurado em 31 de janeiro de 1968 com a presença de Dom João Batista que presidiu a missa que foi concelebrada por Pe Adolpho Rohl e Pe Ângelo Spadari. Também estavam presentes como irmãs de Maria Auxiliadora de Porto Velho. Antes da celebração havia uma pequena procissão da antiga capela até a nova matriz, transportando as imagens de Nossa Senhora Auxiliadora, Sagrado de Jesus e São João Bosco imagem que permanece até hoje na Catedral em Ji-Paraná.

Pe Adolpho Rohl

Dados Importantes

196 a 1974 – Os padres pioneiros, só aconteceram pela 1970 , não haviam sido nomeados ainda um pároco.

1971 – Chega à paróquia Pe. Bernardo Strick e Pe. Patrício Macbride.

1972 – Em dezembro o Santuário de Dom Bosco torna-se Catedral.

1977 – Já existiam 15 comunidades.

1975  – Pe. Romano Nomeado é Vigário Cooperador. Realizou vários trabalhos de evangelização como: MFC (Movimento Familiar Cristão), Encontro para Juventude, Círculos Bíblicos e Catequese, com ajuda das Ir. Franciscanas.

1976 – Começa o movimento para formação das CEBS. Curso para formação de agentes e formação para líderes da comunidade. Inicio da Boa Nova.

1977 - Chegaram os primeiros irmãos Maristas. Número de comunidades com 13 capelas. Nesse ano a paróquia foi fortaleza em três, Paróquia São José, Presidente Médici e São João Bosco.

1979 – Pe. João Claudio Bodenés foi nomeado Vigário. Neste mesmo ano chegam à paróquia como Irmãs Sacramentinas. Aconteceu o 1º Encontro de Formação para Catequistas realizados pelas irmãs Sacramentinas e Maristas.

1983 – Posse de Dom Antonio Possamai.

1985  - Assassinato de Pe. Ezequiel Ramin

1986 – Segunda Assembleia Paroquial. No mês de abril foi fundada a Legião de Maria

1987  - 1º CPP e terceira Assembleia paroquial. Nesse ano foi nomeado o primeiro CPC da Catedral.

1987- Primeira Romaria da Terra

1988 – Começa a construção do Centro Catequético, Pároco na época Pe. Toninho Hammes.

1992 – Pe. João Batista Doyle é nomeado pároco.

1993 – Votos perpétuos de Irmã Creuza e Maria Lopes. (Sacramentinas).

1996 – Pe. Valmor toma posse como pároco. É nesta época que começam as preocupações com as questões urbanas da paróquia (êxodo rural).

1997 – Pe. João Quaresma é empossado como pároco

1999 – Em oito de janeiro a paróquia celebra o Jubileu de Prata da Ir. Maria Helena, acontece também como Santas Missões Populares. Nesse mesmo ano Pe. Marcos assume toma posse como pároco.

2000 – Acontece a Pós Missão.

2005 ‑‑ Implantação do ECC – Encontro de Casais com Cristo.

2007 – Dom Bruno toma posse como bispo da Diocese de Ji-Paraná.

2008 – Pe. Johnnis toma posse como pároco.

2014 – Jubileu de Ouro da Paróquia São João Bosco.

Foto do projeto da Nova Catedral:

Fonte: Ude Toginho - Paróquia da Catedral São João Bosco