Infância e Adolescência Missionária (IAM)

17 de Fevereiro de 2022

Nossa história

As notícias vindas dos missionários do Oriente, de modo especial da China, sobre a dura realidade das crianças (mortalidade, abandono…) sensibilizou o coração de Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, Bispo de Nancy e de Toul, Primaz da Lorena (França), despertando-lhe o desejo de aliviar os sofrimentos e salvar a vida de tantas inocentes. Teve a ideia de convocar as crianças para enfrentar o desafio “crianças, hoje ajuda e evangelizam crianças”, fundando a Obra da Santa Infância Missionária, no dia 19 de maio de 1843, em Paris (França).

A Obra difundiu-se estava imediatamente nas dioceses da França, e em outros países da Europa e na América Em 1844, quando Dom Carlos morreu, a Infância Missionária já organizada em 65 dioceses. No Brasil, ela chegou por meio de movimentos franceses, em 1858. A partir de 1993, nas comemorações dos 150 anos da fundação, sua “chama ainda fumegante” readiquiriu novo ardor, como “fruto novo do coração da Igreja”.

A Obra da Infância e Adolescência Missionária tem em vista:

1. Suscitar o espírito universal entre as crianças. 2. Coopere espiritualmente de sacrifícios, sacrifícios e testemunhos de vida. 3. Despertar e intensificador como vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem. 4. Incentivar pais, educadores, catequistas e promotores do protagonismo das crianças e adolescentes na evangelização e solidariedade universal. 5. Cooperarmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes.

Grupos

Os grupos da Infância Missionária são formados por 12 crianças, que, simbolicamente, lembram os Apóstolos, aos quais Jesus confiou a Missão de evangelizar até os confins do mundo (cf. Mt 28,16-20). São adolescentes e crianças de 14 anos, que vivem como fermento na escola, na comunidade. Cada grupo escolhe uma criança ou adolescente como Coordenador, que anima os encontros e distribui as atividades, com um Assessor adulto. Os grupos devem inserir-se na pastoral do conjunto da paróquia e diocese, e cultivar uma comunicação constante com o pároco, com as coordenações missionárias e com os conselhos de pastoral.

Assessor

Na Infância Missionária, os protagonistas são as crianças e adolescentes. A coordenação dos grupos é por conta deles. O adulto que os auxiliar é apenas um avaliador que:

1. Orientar e motivar como crianças e adolescentes, deixando-os assumir suas responsabilidades e atuem com espontaneidade e liberdade; 2. Fomenta o espírito universal nos grupos, como formador criativo e perseverante; 3. Programa a ação missionária, de forma continuada, no plano de evangelização da comunidade; 4. É um sinal de unidade e comunhão para os grupos de unidade, conjunto que está trabalhando integrado na pastoral da comunidade local; 5. Prepara com os coordenadores de grupo os encontros semanais e outras atividades. 6. O assessor da Infância Missionária pode animar vários grupos, já que seu papel não exige presença constante em cada um deles.

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Articuladora: Elaine Soares

Fonte: http://www.pom.org.br/conheca-a-iam/ e Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano