Renovação Carismática Católica (RCC)

17 de Fevereiro de 2022

Quem somos

A RCC,   Renovação Carismática Católica  , surgiu na Igreja Católica no momento que se inicia a procurar para a prática em uma Renovação eclesial desejada pelo Concílio II. Não havia passado um ano sequer ao final do Concílio, quando, em outubro de 1966, começou a despontar o movimento agora chamado “Renovação Carismática”. Nesta circunstância, a Renovação aparece como um evento pós-conciliar vinculado ao próprio Concílio, em uma conjuntura histórica importante para a Igreja Católica.

A RCC se organiza

A RCC se organiza nas Paróquias, nas Dioceses e nos Estados através dos Grupos de Oração, sua vida é norteada pelas moções e direcionamento vindo dos conselhos diocesanos, estadual e nacional.

Atualmente a RCC está presente, de maneira organizada e realizando um trabalho pastoral, em 268 Dioceses do Brasil, chegando a evangelizar perto de 60 mil Grupos de Oração, com a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas. Ultimamente, Deus tem exortado a RCC à   “Conservar unidade do Espírito pelo Vinculo da paz” Efésios 4,3. É evangelização repleta de empenho pessoal que espera neste momento da necessidade de redescoberta por toda a Igreja do sentido que é de frutos do alto, à que se torna fruto de um Pentecostes.

Tema 2018:

“Eis que estou à porta e bato” (Ap3,20a)

O Conselho Nacional da RCCBRASIL, discerniu a temática que deve acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração dos Grupos de Operação. “Eis que estou à porta bato” (Ap3,20),   foi a passagem que o senhor auxiliar.

Nós olhamos para a Virgem Maria e desejamos a docilidade ao Espírito Santo. Sabemos que, na justa medida, nós também queremos fazer com que Jesus nasça no coração das pessoas, pela Evangelização. Tanto, sabendo que é uma graça concedida à Reação Carismática Católica é que os apóstolos que apóiam a fidelidade à Igreja da Nova Carisma são suficientes.

“Nós vos pedimos, Senhor, que a vossa Igreja, pela materna intercessão da Virgem Maria, instrua todas as nações pelo anúncio do Evangelho, e encha a terra toda com a efusão do Espírito Santo”.

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém/PA e Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL

Foram feitos da ação já de nós para alguns estados que fazem parte da vida do movimento nos estados

– para os congressos estaduais:   “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35)