Escola Fé e Política

Escola Diocesana

Histórico Escola Fé e Política

A Escola de Fé e Política em Ji-Paraná iniciou suas formações em 21 de junho de 1991, por iniciativa do então Bispo, Dom Antonio Possamai, com apoio da CNBB, assessorada do Pe. Ernanne Pinheiro.

Teve como proposta, reunir e organizar o povo cristão, a partir dos Grupos de Reflexão e CEBs, engajados nos movimentos sociais, sindicais, associações de pequenos produtores, coordenadores de conselhos comunitários e pastorais, com o objetivo de formar e capacitar as lideranças para o exercício da cidadania e atuar de maneira ética, crítica e cristã na meio político-social.

A primeira formação contou com 80 participantes, foi uma experiência grandiosa.

Na atualidade conta com 45 participantes frequentes, mantém sua proposta didática e pedagógica, participativa. O curso está dividido em seis etapas, por um período de dois anos. As temáticas abordadas são ligadas a ciência política, às realidades brasileira e regional e teológica-pastoral.

São muitas as conquistas nos 27 anos de existências, em que pode ser destacada a participação de muitos leigos nos movimentos populares e a militância político-partidária, alguns desempenham cargos eletivos e apresentam boas administrações. Outros são assessores, palestrantes, desenvolvem programas de rádios ou ainda elaboram impressos.

Há de se destacar que a Escola tem procurado se manter ecumênica, aberta ao diálogo e a participação dos irmãos de outras denominações religiosas, que entendem a dimensão política da fé.

No dia 20 de julho deste ano, a Escola Fé e Política realizou em parceria com o IPER, Cáritas, Terra Sem Males, Sínodo da Amazônia, LAICATO/CEBs, a abertura  da “Campanha Seu Voto Vale”, que tem por objetivo divulgar orientações  a respeito das eleições de 2018, e convidar aos irmãos/as buscar  a superação da desilusão com a política e valorizar o voto, exercitando a democracia e defendendo a ética.

Hoje a Escola está sob a coordenação de Rosa Maria, Valdeir Souza, Marcia Regina e Edimar Satilho.

Objetivo Geral:

Formar e capacitar lideranças cristãs para o exercício da cidadania através de uma atuação ética e competente no meio político-social.

Objetivos específicos:

Oferecer subsídios para a construção do conhecimento relacionado à política;

Proporcionar o entendimento e a compreensão das exigências da fé relacionadas à política;

Capacitar para a prática transformadora do atual modelo em vista de uma nova sociedade que queremos.

Destinatários:

Pessoas comprometidas na fé cristã e atuantes na vida das comunidades eclesiais de base e que participem da vida público-social do município, seja nas associações, sindicatos, movimentos populares, nos partidos políticos, no parlamento, nos diversos Conselhos Municipais, nas Rádios Comunitárias e outros.

Fonte: Coordenação Diocesana da Escola Fé e Política