Escola Fé e Política

Escola Diocesana

16 de Fevereiro de 2022

Histórico Escola Fé e Política

A Escola de Fé Política em Ji-Paraná e suas formações começaram em 21 de junho de 1991, por iniciativa do então Bispo, Dom Antonio Possamai, com apoio da CNBB, assessorada do Pe. Ernane Pinheiro.

Teve como propostas, grupos, indicadores e associações do povo cristão, a partir de Grupos de Reflexão e CEBs, engajados nos movimentos, associações de pequenos produtores sociais, coordenadores de conselhos comunitários e pastorais, com o formador e capacitador como lideranças para líderes da cidadania e atuar de maneira ética, crítica e cristão na meio político-social.

A primeira formação do contorno com 80 participantes, foi uma experiência grandiosa.

Na atualidade conta com 45 participantes frequentes, mantém sua proposta didática e pedagógica, participativa. O curso está dividido em seis etapas, por dois anos. As abordadas temáticas são teológicas ligadas à ciência política, às realidades

São como nos 27 anos de existências, uma participação em que pode ser destacada de muitos leigos nos movimentos populares e uma militância político-partidária, algumas apresentam algumas tarefas eletivas e administrações. Outros são assessores, palestrantes, desenvolvem programas de rádios ou ainda elaboram impressos.

Há de se destacar que a Escola tem procurado se manter ecumênica, aberta ao diálogo e a participação dos irmãos de outras denominações religiosas, que entendem a dimensão política da fé.

No dia 20 de julho deste ano, a Escola Fé e Política realizou em parceria com o IPER, Cáritas, Terra Sem Males, Sínodo da Amazônia, LAICATO/CEBs, a abertura da “Campanha Seu Voto Vale”, que tem por objetivo divulgar a respeito das democracias de buscar 2018, e convidar aos/as a superação e valorização do voto, exercendo a democracia e defendendo a ética.

Hoje a Escola está sob a coordenação de Rosa Maria, Valdeir Souza, Marcia Regina e Edimar Satilho.

Objetivo Geral: Formador e capacitador competente para o exercício da cidadania através da atuação ética e meio político-social.

Especificação dos objetivos:

Destinatários: Pessoas que defendem os membros da fé cristã e atuantes na comunidade das comunidades Conselhos de base e da vida que participam da vida pública nas associações, movimentos, movimentos, nos partidos políticos, no município, nos diversos grupos municipais, nas rádios Comunitárias e outros.

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Coordenação: Rosa Maria Souza.

Fonte: Coordenação Diocesana da Escola Fé e Política - Plano Pastoral