Pastoral da Criança

07 de Maio de 2014

A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o "desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político."(Artigo 2º do Estatuto).

Visão

Trabalhamos por um mundo sem mortes materno-infantis evitáveis e onde todas as crianças, mesmo as mais vulneráveis, viverão num ambiente favorável ao seu desenvolvimento. "(Cf. Isaías capítulo 65, a partir do versículo 16)"

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).
A missão da Pastoral da Criança é promover o desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos 6 anos, contribuindo para que suas famílias e comunidades realizem sua própria transformação, por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, fundamentadas na mística cristã que une fé e vida.

Crenças e valores

Crença:

• Glória de Deus é a vida
• Fé e Vida: vivenciar a fé, por meio de ações concretas na comunidade
• Deus se revela preferencialmente aos pobres
• Partilha e Solidariedade

Valores:

• Adesão à Missão da Pastoral da Criança
• Ética (Transparência, Honestidade, Justiça, Equidade)
• Simplicidade
• Não Discriminação (raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político)
• Compromisso com os resultados
• Perseverança
• Valorização das crianças, gestantes e das famílias
• Alegria em servir
• Multiplicar o saber
• Ir ao encontro, buscar proximidade

Fundação:

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Fonte: pastoral da Criança - CNBB