Pastoral da Saúde

17 de Fevereiro de 2022

Os Agentes Pastorais da Saúde, da Diocese de Ji-Paraná, são homens, mulheres e jovens, agricultores, operários da cidade, de acampamentos e assentamentos, vindos das comunidades, que vivem e partilham diariamente a vida do Povo do Povo do Fazem Parte. Como liderança se projeta a serviço da mesma comunidade. Orientam, organizam e buscam ajudar as famílias a obter uma vida mais saudável. Doam seu serviço de forma voluntária. Assumem grandes responsabilidades diante da Comunidade e Sociedade. Os serviços estão fundamentados sob orientação e comunhão com a Pastoral da Saúde CNBB/Noroeste e atua nas seguintes dimensões:

Dimensão Solidária :

Busca a vivência e presença junto aos doentes e sofredores nos hospitais, domicílios e comunidades, atendendo o serviço humano nas suas dimensões: físicas, mentais, sociais e espirituais.

Dimensão Comunitária:

Visa implementar ações de prevenção e promoção de saúde, relacionando-se com instituições da área de saúde pública e projetos afins. Procura o conhecimento, a sabedoria popular em relação à saúde.

Dimensão Político-Institucional:

Atuam junto aos órgãos e Instituições públicas e privadas que prestam serviços na área da saúde. Zelam para que haja formação ética e uma política de saúde sadia, participando ainda dos conselhos de saúde e de assembleias, buscando a humanização do Sistema de Saúde Público, fiscalizando e denunciando quando necessário.

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Coordenadora: Lucimar Teixeira