Pastoral Carcerária

Fundamentação:

A Pastoral Carcerária tem como missão cumprir o mandado de Jesus, “Eu estava na prisão e vocês não foram me visitar.” (Mt 25,36). A Igreja, fiel a esse apelo de Jesus, sente-se responsável e comprometida com as pessoas que se encontram afastadas do convívio social, pois elas continuam sendo a imagem e semelhança do Cristo (cf. Gn. 1,27; Cl 3,10). Portanto, a Pastoral Carcerária é a presença de Jesus Cristo e da Igreja no mundo dos cárceres e na sociedade, a partir dos valores do Reino de Deus e da opção preferencial pelos pobres e excluídos. “Daí ratificar e potencializar a opção preferencial pelos pobres implica a “fé cristológica naquele Deus que se fez pobre por nós”. (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015/2019, cap.3 p.44).

Coordenação da Pastoral Carcerária na Diocese: Amandeus de Souza e Maria Nelza.

Fonte: Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano