Pastoral Juventude

17 de Fevereiro de 2022

EIXOS QUE NORTEIAM O NOSSO FAZER

AÇÕES:

As ações da PJ são desenvolvidas nas comunidades, em níveisceanos e regionais. A PJ vem descobrindo o valor das parcerias, pois alguns trabalhos estão integrados com a Catequese de Crisma, Pastoral ou Serviço de Animação Vocacional, Equipes Missionárias, Pastorais Sociais e Movimentos Eclesiais e Sociais.

A PJ tem participado e Acompanhado a Preparação da Fraternidade da CEBs, a Semana Social Brasileira, o Grito dos Excluídos e a Maternidade.

As ações permanentes das PJs são, igualmente, ações para a PJ e têm sido fortalecidas em todo o Brasil.

FORMAÇÃO:

A formação da PJ visa a protagonizar um processo formativo que integre a ação pastoral com base em uma organização que torne os jovens da sua e leve a uma espiritualidade mais encarnada. Muitos regionais pastorais têm seus próprios projetos de formação, alguns em parceria com outros, movimentos, institutos e sociais.

Os Centros e Institutos de Juventude organizados em Rede possuem algumas iniciativas de formação para aprofundar temas, como: cidadania, afetividade e sexualidade, gênero, metodologia, políticas públicas, espiritualidade, entre outros. Contribua em publicações, por meio de coordenadores de auxiliares e assessores.

ESPIRITUALIDADE:

A bíblia, a liturgia e os sacramentos são fontes inesgotáveis ​​do Mistério de Deus. É preciso garantir uma formação e uma experiência permanente, continuada e processual que contribua com o fortalecimento da dimensão espiritual do jovem.

Em diversos lugares do país a PJ tem favorecido para formação bíblica-litúrgica, missas da juventude, romarias e caminhadas.

O uso do Ofício Divino da Juventude e das Comunidades em retiros, encontros, reuniões e em outras atividades contribuem com a identidade pastoral mais encarnada.

ARTICULAÇÃO:

Reconhecidamente, a PJ é uma das pastorais mais organizadas do país.

As Assembleias Regionais contribuem para uma caminhada de unidade com as dioceses. Existem iniciativas para fazer com que uma organização da PJ seja menos burocratizada e mais acessível, podem ser destacadas: os liberados em algumas dioceses do Brasil, a importância da secretaria em muitos regionais, o diálogo com a Igreja em relação à atuação e missão da Pastoral da Juventude os encontros de congregações e movimentos eclesiais que trabalham com jovens, o apoio da hierarquia da Igreja em algumas dioceses.

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ:

Coordenador: Rafael Zondonadi de Souza

Assessora: Irmã Regina Cohene (Irmã Marista)

Fonte: Texto: https://www.pj.org.br/