Regional Centro reuniu-se para estudo sobre o Sínodo para a Amazônia

20 de Fevereiro de 2019

O Regional Centro da Diocese de Ji-Paraná reuniu-se no dia 16 de fevereiro e refletiu sobre o Sínodo para a Amazônia: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”, que acontecerá em outubro de 2019 em Roma.

O Sínodo foi convocado pelo Papa Fransciso em 2017. Um Sínodo é assembleia periódica de bispos de todo o mundo que, presidida pelo papa, se reúne para tratar de assuntos ou problemas concernentes à Igreja universal.

O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da Pan-Amazônia.

De acordo com o Papa, “o objetivo principal desta convocação é identificar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, especialmente dos indígenas, frequentemente esquecidos e sem perspectivas de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta Amazônica, pulmão de capital importância para nosso planeta.

O Sínodo se propõe: CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos Povos da Amazônia. RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia. CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista adotado e assimilado milenarmente. DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.

Ainda, partilharam sobre a importância da participação de todas as comunidades na Missa de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2019 que acontecerá na quadra da Paróquia São José, dia 06 de março, às 19h30.

Fonte: Cúria Diocesana

Local: Ji-Paraná-RO