PEREGRINAÇÃO E FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA APARECIDA

EM JESUS, COM MARIA, RESTAURAMOS A VIDA!

14 de Novembro de 2018

O ano de 2018 foi marcado pela visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida aos 14 setores da Paróquia onde todas as 75 comunidades fizeram o tríduo, e o encerramento em cada setor foi realizado com a Santa Missa. Durante a peregrinação reuniram centenas de pessoas nas comunidades, com seus fiéis devotos da Mãe Aparecida.

A imagem deixou o Santuário Diocesano no dia 01 de março rumo ao Setor São Lourenço, onde foi celebrada Santa Missa pelo Padre Hildebrando, após percorrer todos os setores, retornou no dia 29 de setembro, trazida pelos representantes do Setor Rainha da Paz onde foram acolhidos imagem e romeiros com celebração da Santa Missa.

No dia 30 de setembro foi celebrada a Missa da Cultura Sertaneja, a cavalgada e o leilão de gado no Parque Agropecuário Expo Show Norte.

No dia 03 de outubro teve início no Santuário a Novena Solene em Honra a Nossa Senhora Aparecida com o tema: “Em Jesus, com Maria, Restauramos a Vida”, em virtude aos 40 anos da restauração da Imagem que sofreu um atentado em 1978.

Centenas de pessoas, todas as noites, celebraram sua devoção, louvando, agradecendo, suplicando, e oferecendo flores, de maneira especial adorando Jesus Eucarístico como centro da fé, durante esses nove dias houve o gesto solidário, sendo ofertados alimentos que foram destinados a famílias carentes, no total de 54 cestas básicas.

Neste ritmo celebrou-se a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e da Paróquia, a Mãe do povo, no dia 12 de outubro. Desde a madrugada foram chegando romeiros/as de diversas comunidades desta e de outras Paróquias. Às 06h horas eles participaram da Santa Missa no Santuário.

Às 09h iniciou a Romaria na comunidade Nossa Senhora de Guadalupe, percorrendo as ruas da cidade até o Santuário, milhares de romeiros/as acompanharam com devoção, e para enriquecer ainda mais o percurso, foram feitos quadros vivos dos primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida: 1º Quadro: A pescaria milagrosa - Setor Nossa Senhora da Penha; 2º Quadro: O milagre das velas – Setor Santo Antônio; 3º Quadro: A libertação do escravo Zacarias - Setor Sagrado Coração de Jesus; 4º Quadro: Cavaleiro ateu - Setor São Silvestre; 5º Quadro: Menino salvo de afogamento - Imaculado Coração de Maria; 6º Quadro: Milagre da menina cega – Catequese Paroquial, todos as encenações foram feitas com muito carinho e devoção.

A imagem e os romeiros/as foram acolhidos/as na Praça do Santuário, onde foi celebrada a Santa Missa. Ao final, a homenagem e a coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida foram realizadas com a participação dos leigos/as, contemplados/as pelo Ano Nacional do Laicato, cujo tema também foi abordado no decorrer da novena. “Disse o Papa Francisco: ‘‘Precisamos dos leigos bem formados, animados pela fé cristã, que sujem suas mãos e não tenham medo de errar, mas que prossigam adiante. Precisamos de leigos com visão de futuro e não fechados nas pequenezas da vida, mas experientes e com novas visões apostólicas! É preciso resgatar a graça batismal, fermentar o reinado de Deus numa sociedade que despreza a vida, tanto humana como da natureza, em função do dinheiro e do lucro’’. O texto declamado finalizou: “Cristãos leigos, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino, Sal da Terra e Luz do Mundo.”         O almoço foi servido gratuitamente no Salão Paroquial, onde todos puderam confraternizar-se com músicas ao vivo, com a banda Charyss de Jaru. Às 16h o Show de prêmios, que distribuiu R$ 45.000,00 de prêmios em dinheiro.

O Pároco, Pe. José Natal Ferreira, deixa registrado os mais sinceros agradecimentos, às bênçãos de Deus a todos os que participaram, doaram, trabalharam, se dedicaram durante os preparativos e na realização dessa grande festa.

Como diz a canção, suplicamos à Mãe Aparecida: “Com a vossa poderosa intercessão, vinde nos dar abrigo, nos estender a mão. Dobramos os joelhos em vossa presença, recebei o nosso coração! Renovais a nossa fé, nos ajudais a lutar para os problemas da vida enfrentar, protegei-nos, ó Mãe Aparecida, vinde nos guiar!’’

Fonte: Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida

Local: Ouro Preto do Oeste-RO