RCC

Renovação Carismática Católica

05 de Fevereiro de 2021

Quem Somos

A RCC, Renovação Carismática Católica, surgiu na Igreja Católica no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática uma renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II. Não se havia passado um ano sequer ao término do Concílio, quando, em outubro de 1966, começou a despontar o movimento religioso chamado agora “Renovação Carismática”. Nesta circunstância, a Renovação aparece como um acontecimento pós-conciliar estreitamente vinculado ao próprio Concílio, em uma conjuntura histórica importante para a Igreja Católica.

A RCC se organiza

A RCC se organiza nas Paróquias, nas Dioceses e nos Estados através dos Grupos de Oração, sua vida é norteada pelas moções e direcionamento vindo dos conselhos diocesanos, estadual e nacional.

Atualmente a RCC está presente, de maneira organizada e realizando um trabalho pastoral, em 268 Dioceses do Brasil, chegando a evangelizar perto de 60 mil Grupos de Oração, com a participação de aproximadamente 8 milhões de pessoas. Ultimamente, Deus tem exortado a RCC à “Conservar unidade do Espírito pelo Vinculo da paz” Efésios 4,3. É este o empenho que se espera neste momento da RCC diante da necessidade da redescoberta por toda a Igreja do sentido novo da evangelização que é repleto de frutos do alto, à medida que se torna fruto de um Pentecostes pessoal.

visao_e_missao

Tema 2018 :

“Eis que estou à porta e bato”(Ap3,20a)

O Conselho Nacional da RCCBRASIL, discerniu a temática que deverá acompanhar as missões, encontros e ser trabalhada nas reuniões de oração dos Grupos de Oração. “Eis que estou à porta e bato”(Ap3,20a), foi a passagem que o Senhor inspirou.

Desejamos olhar para a Virgem Maria e aprender dela a docilidade ao Espírito Santo. Sabemos que, na justa medida, nós também queremos fazer com que Jesus nasça no coração das pessoas, pela Evangelização. Para tanto, sabendo que a graça concedida à Renovação Carismática Católica é que sejamos “apóstolos do Batismo no Espírito Santo”, buscamos a fidelidade à recomendação do Papa Francisco, de que levemos adiante este apostolado, para o bem da Igreja.

“Nós vos pedimos, Senhor, que a vossa Igreja, pela materna intercessão da Virgem Maria, instrua todas as nações pelo anúncio do Evangelho, e encha a terra toda com a efusão do Espírito Santo”.

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém/PA e Assessor Eclesiástico da RCCBRASIL

Também foram apresentadas sugestões de temáticas para alguns encontros que já fazem parte da vida do movimento nos estados e dioceses:

– para os congressos estaduais: “O Espírito Santo descerá sobre ti” (Lc 1,35)

– para os encontros de carnaval: “Meu espírito exulta de alegria (Lc 1,47)”

– para os encontros de Pentecostes: “E com eles, estava Maria…” (cf. At 1,14)

– para o Cenáculo com Maria: “Com Maria, retornemos ao Cenáculo”

NA DIOCESE DE JI-PARANÁ

Coordenação: Thaíse Ferreira

Fonte: http://www.rccro.org.br e Coordenação Diocesana de Pastoral - Plano Pastoral Diocesano