IAM Regional Noroeste realiza Encontro de Formação para Assessores

Infância e Adolescência Missionária Construindo Sinodalidade e Comunhão

04 de Outubro de 2018

Infância e Adolescência Missionária Construindo Sinodalidade e Comunhão, foi o tema utilizado para a reflexão no encontro de Aprofundamento para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) que aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Centro de Formação da Paróquia São João Bosco, em Ji-Paraná-RO.

Com participação de 80 assessores vindos das Dioceses de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Humaitá, Ji–Paraná e Arquidiocese de Porto Velho, com assessoria da Secretária Nacional da IAM, Ir. Patrícia de Souza, sds.

Iniciamos na sexta-feira (28/09) com a oração trazendo presente todo o regional, pedindo as bênçãos de Deus por intercessão da Mãe Aparecida.

O tema do encontro foi sendo construído pelos participantes, motivados na dinâmica de apresentação.

Com momentos de partilhas da ação da IAM nas dioceses, fomos presenteados com apresentação das atividades realizadas nas dioceses de 2016/2018, onde podemos vivenciar com todos, a dimensão da ação missionária em todo regional.

Irmã Patrícia nos levou a questionamentos com perguntas simples, mas que nem sempre soubemos responder ou agir do tipo: o que é a IAM? O que nos ajuda a Construir? Eu, como Assessor/a da obra, tenho Construído ou Destruído? Que Espiritualidade tenho usado nos grupos, e qual ofereço para a caminhada? Os Protagonistas da IAM quem são? Quem tem aparecido mais? Perguntas essas, que foram levantadas durante a formação e que nos levaram a uma reflexão e compreensão. Um sinal de alerta e orientações foram repassadas de como está acontecendo, trouxe–nos também a reflexão de um novo olhar para discernir esses desafios. Protagonismo Infantil, um dos principais carismas da IAM, foi ainda mais motivado e fundamentado. Além de trabalhar a Sinodalidade e o Protagonismo da Criança, a Comunhão fez parte das indagações e reflexão da formação.

Para o momento de descontração, foi realizado uma Noite Cultural diferente, os assessores saíram do local, onde foram recepcionados, para a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, da Paroquia Nossa Senhora de Fátima com muita alegria e diversão para uma noite Havaiana.

Por fim, o encontro aprofundou em temas importantes e que precisam de uma atenção maior, como a comunhão, o carisma e metodologia da IAM, além dos desafios que não devem se deixar interferir na missão da IAM.

Motivados e Comprometidos voltamos para nossas bases, e alimentados pela Eucaristia somos enviados a Construir Caminhos de Sinodalidade e Comunhão.

Nossa Gratidão a todos que contribuíram para que este encontro pudesse acontecer de forma alegre e dinâmico, carisma de Missionários e Missionárias.

Sempre Amigos!!

Fonte: Elaine Soares – Assessora Diocesana da IAM