ENCONTRO DA COORDENAÇÃO AMPLIADA DA CATEQUESE

21 de Agosto de 2018

Aconteceu em agosto, dias 04 e 05, o encontro da Coordenação Ampliada da Catequese, que reuniu coordenações dos regionais e paróquias pertencentes à Diocese de Ji-Paraná. O encontro aconteceu em Ji-Paraná-RO, no Centro Diocesano de Formação (CDF).

Os participantes tiveram oportunidade de partilhar a caminhada da catequese nas paróquias, refletir sobre os desafios que precisam ser enfrentados, com destaque para a formação de catequistas sobre o processo de Iniciação à Vida Cristã proposto pela Igreja no Brasil e assumidos em nossa Diocese.

Neste encontro aconteceu também a formação sobre temas pertinentes a caminhada da Iniciação à Vida Cristã, desta vez o grupo aprofundou a reflexão sobre a Mistagogia com a mediação da Jaini Aguiar, e sobre o Agir no Documento 107 da CNBB (capitulo IV), com mediação da Margarida Theobald.

Entre tantos encaminhamentos, o grupo planejou as atividades para o Encontrão do Regional Noroeste com catequistas que acontecerá em 28 a 30 de setembro em Porto Velho-RO e o Encontrão Lectionautas, e a Leitura Orante para Juventude, numa ótica das redes sociais.

A 4ª Semana Brasileira de Catequese esteve do encontro na pauta e teremos três representantes da nossa Diocese, a Ilza Vidal que é articuladora da Catequese no Regional Noroeste, a Rita Pacheco e Pe Paulo Velozo. Com o tema: 4ª Semana Brasileira de Catequese, a Serviço da Iniciação à Vida Cristã, e com o lema: “Nós ouvimos e sabemos que ele é o Salvador do mundo” ( Jo 4,42).

Em vista deste acontecimento nossa Diocese enviará um vídeo “testemunho editado”, sobre frutos da Iniciação a Vida Cristã. As paróquias N. S. Auxiliadora (Vilhena) e N. S. de Fátima (Ji-Paraná) apresentaram dois testemunhos editados em vídeo, Vilhena falou do grupo EMI = EU Me Importo, fruto da CF 2018, que nos convida a superar a violência, e o objetivo desse grupo é auxiliar as pessoas que sofreram algum tipo de violência ou em situação que fere a sua dignidade, a superar esse trauma. Em Ji-Paraná o trabalho voluntário que é aproximação com moradores/as de rua, oferece sopa, conversa amiga, roupa e banho tanto para moradores/as de rua como pessoas com dependência química.

O encontro encerrou com almoço no dia 05, e as pessoas se dirigiram para as suas realidades convictas da própria missão e fortalecidas para a caminhada de fé.

Ilza Vidal – Comissão para Animação Bíblico Catequética

Fonte: Informativo Diocesano