Semana Missionária em Pauini-AM

25 de Julho de 2018

Entre os dias 25 de maio a 03 de junho, enviadas por Jesus Bom Pastor, nós Leigos da Diocese de Ji-Paraná em Pauini-AM, para mais uma cooperação com a Paróquia Santo Agostinho, Prelazia de Lábrea-AM.

Desta vez, juntamente com oito irmãs vindo de outras regiões e os missionários locais participamos da grande Semana Missionária das Santas Missões Populares.

Logo na chegada, dia 25 de maio, houve um encontro de acolhida e oração entre os missionários de fora e os locais. E no dia 27 de maio, vivenciamos a celebração de abertura presidida por Dom Santiago Sánchez Sebastián, Bispo da Prelazia que juntamente com o coordenador de Pastoral ajudou nas visitas às famílias.

No dia 28 de maio iniciamos as visitas missionárias às famílias da cidade de Pauini-AM. Nosso dia tinha início com a oração comunitária com povo, ainda de madrugada, seguido de um café partilhado. Durante o dia, as equipes missionárias, devidamente organizadas, faziam visitas às famílias e à noite aconteciam celebrações em comunidades ou setores conforme o tema específico do dia, conforme esquema das Santas Missões Populares.

Sentimos muito forte a acolhida e sede do povo pela Palavra, a convivência, a partilha, a entre ajuda entre os missionários. Foi muito marcantes na missão, a presença linda e alegre das crianças, adolescentes e jovens que animaram ainda mais essa missão, dando um rosto de esperança à essa Igreja local. Sinal de esperança e alento é também a presença das lideranças leigos/as animando cada uma das comunidades, sendo sal e luz do mundo.

Impactou-nos profundamente a pobreza do município, que contrasta com a alma acolhedora, simples e humana, deste povo tão rico em valores e muitas vezes esquecidos em nossa sociedade capitalista e consumista.

De fato, materialmente, Pauini é um município muito pobre, com dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil, como demostra um estudo feito pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013, com os dados do último levantamento nacional, realizado em 2010. Pauini está entre os trinta munícipios mais pobres do Brasil, ocupando a 5.538ª posição entre os 5.565 municípios brasileiros.

(Fonte:  cf.http:/www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/Pauini_am)

Em nossas visitas constatamos de perto essa situação de descaso político, a falta de saneamento básico e condições mínimas de saúde, alimentação, moradia, trabalho, que acarreta vários problemas sociais como violência, droga, alcoolismo, entre outros. Na avaliação final entre os missionários, foram vistos caminhos para fazer aos desafios encontrados.

Sentimos de perto o grito do povo por melhores condições de vida; cortou o nosso coração missionário tantas realidades de abandono encontradas em muitas casa, as quais nos fizeram sentir arder ainda mais nosso desejo de continuar partilhando com este povo, as nossas vidas como faria Jesus Bom Pastor, com os últimos da sociedade.

Agradecemos a Deus que nos sustentou em cada momento. Louvamos pelos sinais de vida e esperança nascidos na partilha, a alegria dos missionários, a presença junto ao povo, as celebrações que foram luz e esperança de renovação pessoal e eclesial a partir das Santas Missões Populares (SMPs).

No sábado, dia 2 de junho, cada comunidade após a renovação das promessas batismais ergueu o cruzeiro. E no domingo, dia 3 de junho, aconteceu o grande momento conclusivo da Semana Missionária com a implantação do Cruzeiro símbolo das SMPs, junto ao Centro Esperança, Obra Social dos Freis Agostinianos na Paróquia, com a presença de todas as comunidades.

Agradecemos aos Freis Joseph Shonibare e Artenildo Alves Costa pelo convite, acolhida e coração missionário. Também a todos/as que nos ajudaram para a realização desta missão seja com orações, e/ou com recursos materiais. Com a graça de Deus queremos continuar repartindo nossas vidas com o povo que Deus nos envia.

Nós leigos/as: Antônio (Toninho), Jairo, Ginaldo e Cirssa,

Agradecemos a Diocese de Ji-Paraná pelo apoio.

Fonte: Informativo Diocesano