“Que a Copa do Mundo seja sempre festa de congraçamento!”, diz arcebispo de Florianópolis

03 de Julho de 2018

 

O assunto que está mobilizando as atenções do mundo todo é a Copa do Mundo de Futebol. No artigo do arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jönck, ele afirma que o campeonato é a realização de um sonho do desportista francês Jules Rimet: “Acreditava que o esporte poderia proporcionar uma ocasião de grande congraçamento entre os povos. Lançou, desta forma, o campeonato de futebol entre nações. O futebol revelou um poder de envolvimento tão grande que por um mês, o mundo se volta para a Rússia para acompanhar os jogos”.

 

Dom Wilson Tadeu Jönck

 

Segundo dom Wilson, dois elementos devem ser levados em consideração quando se fala do poder de atração do futebol. “O primeiro é que o ser humano tem necessidade de brincar, de se divertir. Mas por outro lado, faz parte da vida humana o vencer desafios. Tem necessidade de superar os seus limites, de superar os adversários. Também é motivado a mostrar as suas habilidades e ser aplaudido. Desta forma vai construindo a sua identidade, encontrando um modo de afirmação e reconhecimento”, diz.

 

Parafraseando Xenofonte, discípulo de Sócrates, que dizia que é preciso brincar com seriedade, dom Wilson afirma que na verdade, o jogo traz um objetivo consigo que é a busca da vitória. “Quando se busca o jogo por outro objetivo, como ganhar dinheiro, corrompe-se o princípio da disputa. Não raro leva a justificar meios ilícitos para se conquistar a vitória”, diz.

 

Ainda no artigo, o bispo afirma que o esporte se presta para educar o caráter da pessoa. “A competição esportiva costuma mostrar o que há de melhor ou de pior do indivíduo. Aprender a perder é tão importante quanto vencer. Hoje se busca, através do dinheiro, compor equipes imbatíveis. Seus torcedores não admitem perder. Quando se chega a este ponto, o esporte, ao invés de unir, provoca divisões e violência”, finaliza.

 

 

Fonte: http://cnbb.net.br/

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]