Papa Francisco faz oração especial para autistas

Na Itália, há 500 mil famílias que têm algum membro com o problema.

02 de Abril de 2018

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (2), o papa Francisco afirmou ter dedicado uma "oração especial" para as pessoas autistas.

"Eu gostaria de assegurar uma oração especial para o Dia Mundial de Consciência sobre o Autismo, que é comemorado hoje", afirmou o Pontífice.

Já o prefeito do Dicastério para o serviço humano integral, o cardeal Peter Turkson, também mandou uma mensagem para as pessoas que possuem autismo e suas famílias.

"É necessário um maior comprometimento e novas forças para poder responder adequadamente a essa tendência, que parece ter assumido caráter emergencial. Dirijo um olhar especial às famílias das pessoas com autismo, que merecem grande admiração a aceitar com amor, a provação de uma criança afetada por esse transtorno", afirmou Turkson.

Dez anos após o estabelecimento do Dia Mundial pela Organização Mundial da Saúde, o caminho para a igualdade e oportunidade para as pessoas com esse transtorno ainda está em um estágio inicial.

Diversas associações internacionais fizeram apelos para as instituições garantirem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com o transtorno no mundo, uma criança a cada 100 tem autismo e o fenômeno está crescendo.

Na Itália, há 500 mil famílias que têm algum membro com o problema. O início da doença é precoce, entre 14 e 28 meses, e dura por toda a vida. O autismo compromete a capacidade de interagir e se comunicar com os outros.

Neste ano, o Brasil celebrou a data ontem (1) com caminhadas e ações sociais em diversos estados do país. No Amazonas, por exemplo, centenas de pessoas se reuniram em Manaus para realizarem uma caminhada. Já em São Paulo, as cidades de São Vicente e Bertioga, no litoral paulista, promoveram diversas ações para conscientizar a população sobre o autismo. Na cidade de Petrolina, em Pernambuco, teve exposições fotográficas e concertos musicais.

Ansa Flash

Fonte: http://www.domtotal.com