Formação em preparação para a Campanha Fraternidade 2018

01 de Dezembro de 2017

Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de novembro no Centro de Diocesano de Formação o encontro em preparação para a Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018), com a participação de mais de oitentas pessoas, de toda a Diocese de Ji-Paraná.

A CF 2018 terá como tema“Fraternidade e Superação da Violência” e lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23, 8), e por objetivo “Constituir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”.

O encontro contou com a assessoria de Lucimar Teixeira-Coordenadora Diocesana das Pastorais e Pastoral da Saúde e Aids,Maria Petronila Neto - Arquidiocese de Porto Velho, Ana Nunes e Marinete Pastore - Paróquia São João Bosco, Zezinho - CPT e José Aparecido - Instituto Padre Ezequiel Ramin (IPER).

Os trabalhos iniciaram na sexta-feiraà noite com um breve histórico das Campanhas da Fraternidade desde 1965 e com introdução da CF 2018. Ainda foi oportunizado um momento para partilha dos gestos concretos da Campanha da Fraternidade 2017.

As pistas de ação para a CF 2018 foram: fortalecer a Pastoral Familiar nas paróquias; abordar o tema na catequese, grupos de reflexão, reuniões de pastorais e homilias, utilizar os meios de comunicação como meio de combate,visitar jovens que estão em medidas socioeducativas, trabalhar nas comunidades a campanha de 18 de maio e na catequese a realidade dos presídios, colocar em prática esta cultura de paz,incentivar a comunidade a participar dos conselhosparitários, entre outras ações.

A Coordenação Diocesana de Pastoral agradece a todos e todas que vieram participar desse momento de partilha, comprometimento, aprendizado e oração nestes três dias de formação.

Fonte: Coordenação Diocesana de Pastoral. Diocese de Ji Paraná.

Outras Fotos