225ª festa do Círio de Nazaré em Belém-PA celebra “Maria, como a estrela da Evangelização”

08 de Outubro de 2017

Com o tema “Maria, estrela da Evangelização”, a festa do Círio de Nazaré teve início dia 03/10, com a abertura da Festa, na Casa de Plácido e se estende até o dia 23 de outubro, quando às 5h30 da manhã, se realiza a subida da Imagem, na Basílica Santuário de Nazaré.

Na Ladaínha para o Círio de 2017, o arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, em referência à Nossa Senhora de Nazaré, pede que Ela seja “a Estrela da Evangelização sempre renovada, que a Igreja, obediente ao mandato do Senhor, deve promover e realizar, sobretudo nestes tempos difíceis mas cheios de esperança”.

Arte: Arquidiocese de Belém (PA)

O manto oficial que cobre a imagem da santa foi apresentado pela Arquidiocese de Belém, dia 5. Desenvolvido pela designer Adriana Folha e executado pela estilista Marilza Ramos, o manto é formado por um conjunto de elementos florais e centralizado com uma estrela que representa Maria.

Este ano, espera-se reunir mais de 2 milhões de pessoas, segundo a organização. Belém, a cidade das Mangueiras, se enche de luz e cores na época do Círio de Nazaré. A capital paraense ganhou na noite de quinta-feira, 5/10, uma iluminação temática dentro do projeto “Belém – Cidade Luz da Amazônia”, na Praça Batista Campos e ao longo da avenida Doca de Souza Franco.

De acordo com o presidente do Círio e reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves, as principais novidades deste ano são o Projeto Selo do Círio, o reforço na segurança e fiscalização nos eventos programados, substituição do carro da promessa e mudança no horário de fechamento das ruas para as grandes procissões.

O coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, afirma que as mudanças visam proporcionar maior conforto e segurança para todos os romeiros que acompanham e vivem o Círio de Nazaré: “Cada modificação feita pelos órgãos de segurança do Estado, em parceria com a Diretoria da Festa, é pensada sempre com o objetivo de assegurar o bem estar de todos que vem à Belém participar da maior manifestação de fé do mundo, são mais de dois milhões de fieis que saúdam Nossa Senhora de Nazaré e para estes, buscamos proporcionar sempre o melhor”.

Uma das novidades também é o uso da tecnologia a serviço da fé. Os internautas poderão baixar o “Aplicativo do Círio”, nos sistemas android e IOS. Nele, é possível conhecer a história do Círio de Nazaré, suas tradições, símbolos, orações e músicas. Acompanhar a programação das atividades e o posicionamento da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em tempo real em todas as romarias oficiais.

Missa do Círio, às 5 horas, na Catedral de Belém.
Círio de Nazaré, às 6h30, rumo à Praça Santuário de Nazaré.

Ciclorromaria, às 8h30, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria da Juventude, às 16 horas, saindo da Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Missa da Romaria das Crianças, às 7 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Romaria das Crianças, às 8 horas, na Praça Santuário.

Romaria dos Corredores, às 5h30, na Praça Santuário de Belém.

Procissão da Festa, às 8 horas, na Comunidade Sagrada Família.
Missa de Encerramento, às 18 horas, na Basílica Santuário de Nazaré.

Subida da Imagem, às 5h30, na Basílica Santuário de Nazaré.
Missa do Recírio, às 6 horas, na Praça Santuário de Nazaré.
Recírio para o Colégio Gentil Bittencourt, às 7 horas, na Praça Santuário de Belém.

Fonte: www.cnbb.com.br