Paróquia São João Batista ganha mais uma pastoral

11 de Setembro de 2017

 

A Paróquia São João Batista de Jaru acaba de ganhar mais uma pastoral, conjunto de atividades pelas quais a Igreja Católica realiza a sua missão, que consiste primariamente em continuar a ação de Jesus Cristo. Na noite do último sábado (09) aconteceu no auditório da Paróquia a cerimônia de fundação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

 

Após serem realizadas as 7 etapas de formação dos líderes da Pastoral da Pessoa Idosa, a qual os objetivos principais são assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas da terceira idade, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades. 

 

A Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia São João Batista é formada por 17 membros, tendo como coordenadora Jovina Maria Dias, com assessoria da irmã Ivani Krenchinski. Dos 17 membros, 10 são da Comunidade São João Batista, 5 da Comunidade São Benedito, 1 da Comunidade Cristo Ressuscitado e 1 da Comunidade Santa Marta.  

 

A principal missão da Pastoral da Pessoa Idosa é a visita domiciliar aos idosos do município mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus, além de promover o desenvolvimento físico, mental, social, espiritual e cultural dos idosos.

 

Os membros da pastoral são responsáveis ainda pela confecção de indicadores, visando a análise de cada idoso no seu dia-a-dia. As visitas priorizam os idosos mais fragilizados e são observados como estão de saúde, se sofreram acidentes domésticos, como quedas, ou ainda se estão sofrendo maus tratos.

 

Acontecerão reuniões mensais com os líderes de pastorais, para momento de formação permanente e do preenchimento das Folhas de Acompanhamento da Pessoa Idosa, as quais serão encaminhadas para Curitiba/PR, sede da Pastoral da Pessoa Idosa, que posteriormente serão apresentadas ao Ministério da Saúde para possíveis implantação em melhorias que visam melhorar a qualidade de vida do idoso.    

 

Na noite deste domingo (10) aconteceu, durante a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Sivaldo Cherqui, o rito de envio dos líderes capacitados da Pastoral da Pessoa Idosa para a missão de evangelização. 

 

Fonte: Anoticiamais

Autor: Flávio Afonso

 

 

Fonte: Pe. Sivaldo Cherqui

 

 

Outras Fotos

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]