Mensagem para os catequistas. Pe. Paulo Cezar Velozo.

DIOCESE DE JI-PARANÁ PARÓQUIA SÃO JOÃO BOSCO

27 de Agosto de 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“FICA CONOSCO, SENHOR!”

 

                 "Convido todo o cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com                     Jesus Cristo ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de O procurar dia a dia sem cessar." (Papa Francisco - EG 3).

 

 

Amadas e amados catequistas, introdutores e ministérios leigos,

Graça, Saúde e Paz vos sejam dadas abundantemente!

 

A Igreja nos chama: “Duc in altum”! Avançai para águas mais profundas (Lc 5,4)!

 

É com grande e verdadeira alegria que brota do Evangelho, e do sangue e água jorrados do Coração Sagrado de Jesus, fonte de misericórdia para nós, que vos parabenizo pelo vosso Dia Especial: O DIA DO (A) CATEQUISTA E MINISTÉRIOS LEIGOS!

 

É, portanto, neste domingo, o 21º do Tempo Comum, 27 de agosto de 2017, o último domingo do mês corrente, em que a Igreja celebra a Liturgia dominical, e faz “Isto em memória de Jesus Cristo”, e Nele, fazendo memória de nossas amadas e amados catequistas, introdutores, e dos ministérios leigos em nossas comunidades.

 

Hoje, nossa meditação da Palavra nos convida a proclamarmos com o Apóstolo Pedro a nossa fé em Jesus Cristo, como o Filho do Deus vivo.

 

A partir do “Misterium Fidei”, Mistério da Fé, “A Igreja querigmática e missionária é uma Igreja peregrina, desinstalada, samaritana, misericordiosa. Tem o Evangelho no coração e nas mãos e acolhe quem está desnorteado, caminha com as pessoas em situações difíceis, cura feridas. Ela compreende que é tempo de permanecer vigilante e fixar-se no essencial da fé” (CNBB, Doc 107, n.109).

 

Por isso, é necessário, pois, caríssimas e caríssimos, renovar todos os dias, a nossa vocação batismal e o nosso sim missionário na “tarefa” de despertarmos nas pessoas o desejo de conhecer Jesus, e de fazer a experiência e vivência do encontro pessoal com Ele, e permanecer com Ele (querigma, primeiro anúncio) e depois segui-Lo até as últimas consequências. E, desse modo, “EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo” (Documentos da CNBB, 102; Diretrizes Gerais Diocese de Ji-Paraná), e a tenham em abundância.

 

Hoje, pois, é sem dúvida, dia das (os) catequistas. Mulheres e homens que movidos pela fé, esperança e caridade dedicam-se a evangelizar. Vale lembrar as palavras do Concílio Vaticano II a respeito das (os) catequistas: “É digna de louvor aquela falange, tão grandemente benemérita da obra missionária entre os povos, os catequistas, homens e mulheres, que imbuídos do espírito apostólica com ingentes esforços trazem singular e indispensável auxílio à expansão da fé da Igreja (…)” (Ad Gentes, nº.17).

 

Portanto, o grande desafio dos (as) catequistas, introdutores, e ministros, hoje, é compreender a pergunta de Jesus (cf. Mt 16,13-20), e respondê-la, quanto à identidade de ser cristão. Isto exige de mim uma resposta que não seja dada de maneira teórica, pois é insuficiente, mas uma resposta com atitudes de vida que Ele, Jesus, exige de mim hoje.

 

Atitudes de vida e de testemunho de Jesus. E, atitudes de vida coerente que exigem uma resposta correta acerca de “quem é Jesus” somente será possível quando eu descobrir em Jesus a presença de um Deus misericordioso e quando eu fizer com que as demais pessoas descubram, em meu modo de viver o cristianismo, a identidade de Jesus. Essa é a tarefa primordial do cristão. Em especial, do catequista (bispo, presbítero, diácono, introdutores, ministros não ordenados, batizados). Ter em nós o mesmo “DNA” de Jesus. Isto é, o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus (Fl 2,5).

 

O cristão, portanto, não é aquele que “sabe” tudo sobre Deus, mas aquele que sabe que jamais será desamparado por Deus e se entregaconfiantementenas mãos Dele.

 

“Na mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém...” (Lc 24,33a).

 

“Estamos chegando ao momento de voltar para a nossa Jerusalém, as nossas dioceses. Queremos, com alegria, contar o que aconteceu conosco neste caminho. Convidamos vocês a tomar conhecimento das reflexões desta semana, interessando-se pelo tema da Iniciação à Vida Cristã e pelos subsídios que já foram e ainda serão publicados como fruto deste evento.

Venham caminhar conosco com coragem, enfrentando com alegria, criatividade e audácia os novos tempos de evangelização. Deixem arder os seus corações “quando Ele fala, explica as Escrituras e parte o pão” (cf. Lc 24,32.35). Que Maria, a discípula fiel, interceda por nós neste caminho! (Participantes da 3ª. Semana Brasileira de Catequese).

 

Que Nossa Senhora, Estrela da Nova Evangelização, a Imaculada Conceição Aparecida, nos seus 300 Anosde presença terna e libertadora no meio de nós, “Toda de Deus e tão humana”, nos acompanhe no desejo de anunciarmos e testemunharmos, como apóstolos, a Jesus Cristo, o Evangelho do Pai, na força do Espírito Santo.

 

 

Confiemos nossa vocação batismal e ministerial à Trindade Santíssima, rezando em comunhão com toda a Igreja:

 

“Ó Deus, que unis os nossos corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

 

Feliz Dia do Catequista!!!

 

Deus vos abençoe e guarde com bênçãos materiais e espirituais, abundantemente. Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

 

Amém.

 

A alegria do Senhor seja a vossa força, IDE em paz. E o Senhor vos acompanhe.

 

Por: Pe. Paulo Cezar Velozo*

 

 

 

* Graduado em Teologia pelo ISTA - Instituto Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte, MG, e com aprovação pela Pontifícia Universidade Católica Salesiana de Roma; e pós graduando, especialização, em Pedagogia Catequética pela PUC-GOIÁS. 

 

Fonte: Pe. Paulo Cezar Velozo* Diocese de Ji-Paraná, RO. Regional Noroeste da CNBB.

 

 

Netmidia - Soluções Digitais©2014 - Todos os direitos Reservados a Diocese de Ji-Paraná
Fone: (69) 3416-4203 / 3416-4204
Av. Marechal Rondon, 400 - Centro - Ji-Paraná / RO - CEP: 76900-036
E-mail: [email protected]