Quarta Feira de Cinzas e Abertura da CF 2017 reuniu paróquias em Ji Paraná.

06 de Março de 2017

As quatro paróquias do Regional Centro estiveram reunidas no dia 01 de março para celebrar o inicio da quaresma e a Abertura da Campanha da Fraternidade 2017 na Diocese de Ji Paraná.

Cerca de  3.000 fiéis estiveram presentes, a missa foi presidida pelo bispo Dom Bruno Pedron  e concelebrada pelos párocos e padres das quatro paróquias que de Ji Paraná. No momento da abertura oficial da Campanha da Fraternidade Dom Bruno  motivou a mística e a espiritualidade da campanha deste ano a partir do Tema: Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida   e do Lema: “ Cultivar e Guardar a Criação ” (Gn 2,15).

Dom Bruno abriu oficialmente a CF 2017, convidado à assembleia presente para o olhar cartaz, e exortou a todos para que a partir do cartaz refletir sobre a realidade da vida do povo Brasileiro nas seis regiões do Brasil  representada  por seus Biomas Naturais: Pampas, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Amazônia e Pantanal em todos esses Biomas vivem  pessoas vitimas da degradação desses habitar naturais , devemos pedir  a Deus perdão por nos omitirmos diante das realidade de destruição da criação que vivenciamos no nosso dia a dia em todas essas regiões.

Enquanto cantava-se o hino da CF o mapa dos Biomas foi montado por várias pessoas vestidas caracterizando a população de cada região.

Depois de ler a mensagem recebida pelo Papa Dom Bruno exortou a todos:

“Queridos irmãos e irmãs, este início de Quaresma deve levar cada um e cada uma de nós a sentir o desejo e a necessidade da conversão. Hoje o mundo está à beira de uma grande calamidade o Papa já fala em terceira guerra mundial. Há muita doença e um grande descaso com a saúde, Rondônia é o estado brasileiro com o índice maior de pessoas vitimas do câncer, precisamos cobrar de nossas autoridades uma atitude que venha de encontro às necessidades da população, esse é o verdadeiro papel da igreja,  de todos nós cristãos”.

No final de sua homilia Dom Bruno deu ênfase ao que a igreja propõe a todos para bem viver esse tempo quaresmal “... que os sacrifícios e jejuns deste tempo de graça sejam oferecidos para que nós como Igreja sejamos capazes de assumir atitudes radicais a favor dos pobres e menos favorecidos”.

Em sua homilia Dom Bruno fez uma reflexão à luz da mensagem do Papa Francisco por ocasião da Campanha da Fraternidade 2017, nesta mensagem o Papa nos ensina aquilo que resume o compromisso de cada cristão de ampliar a consciência de que o desafio global, pelo qual toda a humanidade passa, exige o envolvimento de cada pessoa juntamente com a atuação de cada comunidade local, em diversos pontos ele enfatizou na Encíclica Laudato Si’, sobre o cuidado de nossa casa comum..

Depois de ler a mensagem recebida pelo Papa Dom Bruno exortou a todos:

No final de sua homilia Dom Bruno deu ênfase ao que a igreja propõe a todos para bem viver esse tempo quaresmal “... que os sacrifícios e jejuns deste tempo de graça sejam oferecidos para que nós como Igreja sejamos capazes de assumir atitudes radicais a favor dos pobres e menos favorecidos,”.

Fonte: Ude Toginho - Website Diocese de Ji Paraná