Sun05202012

Last update04:21:25 AM GMT

Back Comissões Pastorais Comissões Episcopais Ação Missionária Povos indígenas realizam festa tradicional na região de Chupinguaia

Povos indígenas realizam festa tradicional na região de Chupinguaia

Os povos indígenas Aikanã, Kwazá, Cassupá e Latundê realizaram nos dias 21 a 23 de outubro uma festa com cantos e danças tradicionais, na Terra Indígena Tubarão Latundê, com o objetivo de mostrar às crianças, jovens e adultos um pouco de como eram as festas tradicionais antes do contato, no dia-a-dia da aldeia.

Regada a muita chicha (bebida tradicional) e carne moqueada esse momento causou não só um turbilhão de lembranças de quando viviam nas malocas e repetidamente contadas pelos mais velhos, mais foi o primeiro passo decisivo para fortalecer suas práticas culturais.

Isso só ocorreu graças aos esforços desses povos que vêm lutando contra todo o tipo de interferência que só contribui para a fragilização de sua cultura.

Esses povos que ainda reivindicam seus direitos mostram que suas raízes ainda estão fortes e vivas e que assumir a sua cultura é afirmar sua identidade étnica.

 

Mason Reis